Marketing Trends: tendências para 2024 que você precisa conhecer!

A cada momento, a gente se surpreende com novos direcionamentos do mercado, né?! Por isso, ficar de olho nas Marketing Trends faz toda a diferença.

Já percebeu que, todo fim de ano, um processo se repete “religiosamente”? O planejamento para o ano seguinte se torna não só necessário, mas urgente. Aí, surge uma dúvida comum: como ser realmente eficiente nesse ponto? A cada momento, a gente se surpreende com novos direcionamentos do mercado, né?! Por isso, ficar de olho nas Marketing Trends faz toda a diferença.

E não para por aí: o segredo também é entendê-las sob a ótica do seu negócio. Nem toda tendência de marketing precisa necessariamente ser implementada na sua empresa, concorda?! Conhecer a fundo os seus clientes — incluindo os seus hábitos e as suas preferências — vai ajudá-lo a moldar as propensões do mercado a favor do seu público. E aí, melhores resultados virão!

Para ajudá-lo nessa empreitada, neste post, nós reunimos os novos rumos do marketing para o próximo ano. Nas linhas abaixo, prepare-se para entender o que, de fato, vai fazer sentido para o seu empreendimento. Vamos lá?!

Quais são as principais tendências de marketing?

Já faz algum tempo que nós estamos vivendo uma verdadeira revolução no mercado de consumo e, como reflexo, no comportamento dos consumidores. As empresas e os profissionais estão buscando meios de adaptação à nova realidade, e o marketing exerce um papel fundamental nesse processo, viu?!

As expectativas, as objeções e as exigências do público estão diferentes. Diante disso, as ações e as campanhas desenvolvidas pelas organizações precisam estar alinhadas ao novo contexto para que as marcas permaneçam atrativas para os consumidores.

No entanto, ao mesmo tempo, é, sim, necessário seguir as tendências da própria sociedade e ter atenção às inovações que estão surgindo. Com o avanço cada vez mais intenso da tecnologia, hoje em dia, é possível vê-la presente em todos os setores.

Inclusive, a área de marketing tem nos recursos e nas ferramentas tecnológicas grandes aliados para a sua eficiência. Portanto, quando se trata de Marketing Trends para o próximo ano, a automação e a Inteligência Artificial (IA) são grandes apostas do marketing digital.

A propósito, também não podemos esquecer que, atualmente, os dados são verdadeiros tesouros. Ou seja, são componentes altamente valiosos e indispensáveis para que as equipes de marketing e de vendas consigam atuar de modo cada vez mais preciso e eficiente.

Ou seja, as gerações que vieram — e virão — após os millenials já têm essa característica em evidência. São pessoas que se preocupam com a inclusão das minorias e com a garantia dos direitos a esses grupos.

Elas também estão altamente engajadas com temáticas relacionadas à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade (ou ESG, acrônimo que remete às iniciativas implementadas nas áreas de “Environmental, Social and Governance”). Inclusive, elas valorizam muito mais a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar.

Você já notou, por exemplo, como as novas gerações abraçam inúmeras filosofias — como o veganismo — e querem interagir com as marcas e consumir produtos que também levantam essas bandeiras? Pois é!

Daí vem a preferência por organizações que adotam práticas de produção que não envolvem testes em animais, que prezam pelo reuso de materiais reciclados, que utilizam fontes renováveis de energia etc. E o mesmo vale para as corporações que valorizam a diversidade e a inclusão, claro!

De modo geral, tudo isso aponta para qual lado o marketing digital precisa caminhar. A realidade atual revela a maneira como as campanhas devem ser elaboradas, a identidade que as marcas precisam construir, a postura que devem adotar e a forma como os seus processos têm de ser conduzidos. Basta um olhar atento!

De que forma o consumo digital e o delivery também influenciaram o cenário?

O período pandêmico foi um grande divisor de águas. Antes da pandemia, as pessoas estavam gradativamente aderindo às compras on-line, mas, quando a crise sanitária surgiu, o processo se intensificou de uma forma muito expressiva.

As empresas tiveram que inovar e se reinventar para o atendimento a uma nova realidade. Aliás, o marketing digital se tornou uma prioridade, já que as pessoas passaram a utilizar a Internet até mesmo para as atividades e as compras mais básicas.

Como resultado, foi preciso também elaborar novas campanhas e ações para atrair esses clientes que estavam criando afinidade com o universo digital. Era chegada a hora de investir em um atendimento diferenciado, de se preocupar com a captação de dados e de informações e de manter a comunicação com o público no meio virtual.

As relações foram transformadas de forma radical, e isso modificou o comportamento e as expectativas do consumidor. O delivery se destacou e “ditou” uma nova tendência para o marketing e para o setor de vendas: o direcionamento dos esforços para evidenciar essa modalidade de serviço.

Mais uma vez, estamos diante das tendências para o marketing em 2024. O marketing de podcast, a personalização e uso intensificado de IA, a comunicação inclusiva e a criação de comunidades são algumas das tendências que estarão em alta no próximo ano.

A seguir, veja quais são as principais vantagens de adotar Marketing Trends em 2024!

1 – Atração de novos clientes

2 – Aumento da eficiência

3 – Elevação do destaque da marca

3 – Retenção dos clientes

4 – Adequação às inovações

  1. Atração de novos clientes
    Voltar o olhar para as Marketing Trends faz toda a diferença quando se trata da ampliação do alcance do público. A implementação de estratégias inovadoras tende a chamar a atenção de novos consumidores em potencial, elevando também a base de clientes.
  2. Aumento da eficiência
    Por meio da adoção de novas tecnologias e de novos processos, é possível tomar decisões mais precisas e que vão influenciar diretamente a eficácia e a economia das campanhas de marketing.
  3. Elevação do destaque da marca
    Há que se levar em conta que as tendências de marketing possibilitam que uma empresa consiga se destacar em um mercado saturado. Afinal, a criação de uma imagem única e atrativa se torna um grande diferencial perante o público e, claro, diante da concorrência.
  4. Retenção dos clientes
    A atenção voltada às tendências de marketing para 2024 também tende a colaborar (e muito!) para o aumento da fidelização dos clientes. A razão? Simples!

Há que se levar em conta que estar antenado às novidades viabiliza a criação de experiências inesquecíveis e que garantem o retorno dos consumidores. Aliás, vivências realmente memoráveis chamam a atenção até do público-alvo que já compõe a sua base, viu?!

  1. Adequação às inovações
    Estar atento a tudo que tem a ver com as tendências de marketing também ajuda a empresa a acompanhar as novidades, claro. Basicamente, a companhia consegue se alinhar às tendências do mercado e do seu nicho e, com isso, pode atender às demandas dos consumidores.

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